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Protensão

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O QUE É PROTENSÃO E COMO FUNCIONA?

 

Grandes vãos, estruturas mais leves e esbeltas, pontes, viadutos, estacionamentos com menos pilares e mais vagas de garagem, dentre diversas outras possibilidades. Tudo isso é possível graças a Protensão.

O sistema de concreto protendido é uma técnica que tem como objetivo aumentar a resistência do elemento estrutural às tensões de tração exercidas sobre ele. Para isso, são aplicadas tensões internas na estrutura com sentido oposto ao sentido dos carregamentos verticais.

A protensão utiliza o posicionamento de cabos de aço dentro da estrutura. Esses cabos são tracionados, dentro do seu limite elástico, por meio de macacos hidráulicos até atingir a força que foi determinada em projeto. Por fim, são travados em ancoragens. Quando esses cabos são soltos, eles tendem a voltar para o seu estado relaxado. Desse modo, eles aplicam tensões internas na peça de concreto.

A aplicação das trações nos cabos pode ser feita de diversas formas – pré-tração ou pós-tração.

A pré-tração é mais utilizada em peças de concreto pré-fabricadas, já que nela o aço é tracionado antes da concretagem. O processo, nesse caso, consiste em tracionar os cabos nas pistas até a tensão desejada. Com os cabos já tracionados, o concreto é lançado sobre a peça. Após o concreto atingir a resistência desejada, os cabos são cortados.

A pós-tensão é o método bastante utilizado em vários tipos de obras. Nesse caso, o concreto já está em um determinado nível de cura quando os cabos são tensionados. O tensionamento da peça estrutural ocorre antes que receba as cargas para as quais foi projetado, ocorrendo 100% do tensionamento previsto em projeto.

Além da pré e pós tensão, o sistema de concreto protendido também pode ser utilizado de forma aderente e não aderente.

Algumas vantagens

Entra as inúmeras vantagens que a o sistema de concreto protendido oferece, podemos citar:

  • Possibilidade de espaços mais amplos, já que a laje de concreto protendido vence grandes vãos que o concreto armado não venceria;

  • Liberdade no projeto arquitetônico, graças a maior distância entre os pilares;

  • Estrutura mais leve, pois as lajes são esbeltas, fato que diminui o carregamento da fundação da edificação;

  • Economia de concreto e aço, em função da utilização de aço de maior resistência;

  • Redução do tempo de construção, graças a facilidade de execução, ao reaproveitamento das formas, e pela ausência da utilização de vigas na estrutura;

  • Maior controle tecnológico, com redução de deformações e fissurações.

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